Os apoios que usamos para ensinar a falar com confiança aos 45+
Que materiais e métodos usamos nas aulas de comunicação: guiões de uma página, gravações curtas de voz, ensaios em pequeno grupo e fichas de preparação para reuniões e associações.
5 minutos de leitura
Porque preferimos poucos instrumentos, bem usados
Quando começo um grupo novo, noto quase sempre o mesmo receio: a pessoa sabe o que quer dizer, mas teme que a voz falhe ou que as palavras fujam no momento da reunião. Por isso, o módulo de comunicação com confiança assenta em poucos instrumentos, simples de repetir em casa, sem equipamento especial e sem programas informáticos.
Cada instrumento tem uma função concreta. Um serve para organizar o que se vai dizer, outro para treinar a voz, outro para ensaiar diante de pessoas reais e outro para rever o que correu bem. Se um deles não ajudar uma pessoa em particular, deixamo-lo de lado e ficamos com os restantes.
Quem frequenta as aulas tem entre 45 e 70 anos e, muitas vezes, anos de experiência profissional ou associativa. O que procura não é aprender a falar de raiz, mas ganhar segurança no modo de começar, de respirar e de terminar uma intervenção.
O guião de uma página
O primeiro material é uma folha A4 dividida em quatro partes: o que quero que as pessoas fiquem a saber, duas razões que o sustentam, um exemplo concreto e a frase com que termino. Não se escreve o texto todo, porque ler em voz alta um texto completo costuma soar rígido e faz perder o contacto com quem ouve.
Pedimos letra grande e pouco texto, de modo que o olhar volte à folha sem se perder. Muitos participantes descobrem que, ao reduzir a intervenção a quatro linhas, ficam mais calmos, porque sabem sempre onde estão e para onde vão.
Em casa, sugiro preparar o guião para uma situação real: a reunião de condomínio, a assembleia da associação, a conversa com a direção da escola dos netos. Trazer um caso verdadeiro para a aula torna o exercício mais útil do que qualquer tema inventado.
- Uma ideia central por intervenção
- Duas razões, não cinco
- Um exemplo tirado da vida real
- Uma frase final já decidida
Gravar a voz em frases curtas
O segundo apoio é a gravação de voz com o telemóvel de cada participante. Não se trata de avaliar ninguém: ouvir-se é a forma mais rápida de perceber o ritmo, as pausas e o volume. Gravamos apenas trinta segundos de cada vez, porque trechos longos desanimam.
Muitas pessoas estranham a própria voz na primeira audição. Explico que é normal e que a estranheza passa depressa. Depois pedimos que escutem só uma coisa de cada vez: primeiro a velocidade, depois as pausas, por fim o fim das frases, que tantas vezes se perde num sussurro.
Os exercícios de respiração são breves e feitos sentados: inspirar pelo nariz, expirar devagar ao dizer uma frase inteira. Não prometem milagres, mas ajudam a evitar o atropelo de palavras que surge quando o nervosismo aperta e a pessoa tenta dizer tudo de uma vez.
Ensaiar em pequeno grupo, com regras claras
O terceiro instrumento é o ensaio diante de três ou quatro colegas. Cada pessoa fala durante dois minutos e os outros respondem a duas perguntas apenas: o que ficou claro e o que gostariam de ouvir melhor. Não há críticas sobre a pessoa, só observações sobre o que foi dito.
Esta estrutura vem do trabalho de escuta que desenvolvo nas aulas. Quem escuta tem de resumir o que ouviu antes de comentar, e isso tira peso ao momento de falar, porque quem fala sente que está a ser ouvido com atenção e não a ser julgado.
Ao longo das sessões, a plateia vai aumentando de forma gradual: primeiro um par, depois um grupo pequeno, por fim a sala inteira. Ninguém é obrigado a avançar mais depressa do que lhe convém, e há quem se sinta confortável a ficar um pouco mais num degrau antes de subir ao seguinte.
- Dois minutos por intervenção
- Resumir antes de comentar
- Duas perguntas de retorno, sem mais
A ficha de preparação para reuniões e associações
O quarto material é uma ficha que preenchemos antes de qualquer intervenção importante. Pergunta quem vai estar na sala, quanto tempo há para falar, qual é a objeção mais provável e que resposta calma posso dar-lhe. Prever a objeção é o passo que mais tranquiliza.
Também inclui pequenos detalhes práticos: chegar cedo, escolher o lugar na sala, ter água à mão, saber onde vou pousar as folhas. Parecem coisas menores, mas quem já falou numa reunião com as mãos a tremer sabe como a logística pesa.
Pedimos que a ficha seja preenchida à mão e guardada. Depois da reunião, acrescenta-se uma linha sobre o que correu bem e outra sobre o que se ajustaria. Com o tempo, o conjunto de fichas torna-se um registo pessoal do progresso, mais fiável do que a memória.
O que esperar destes métodos, com realismo
Estes instrumentos não transformam ninguém num orador de um dia para o outro, e não o dizemos. O que costuma acontecer, ao fim de algumas semanas de prática regular, é uma intervenção mais organizada, uma voz menos apressada e uma sensação de maior controlo no momento de começar.
Há quem avance depressa e quem precise de mais tempo, e ambas as coisas são normais. O ritmo depende da experiência anterior, do tipo de situação que a pessoa enfrenta e da frequência com que treina fora da aula.
Se quiser experimentar por conta própria, comece pelo guião de uma página e por uma gravação de trinta segundos. Só estes dois passos já mostram, com pouco esforço, onde está a sua maior facilidade e onde vale a pena concentrar a prática nas semanas seguintes.
Falar com confiança depende menos de talento do que de preparação simples e repetida. Um guião de uma página, uma gravação curta, um ensaio com colegas atentos e uma ficha para cada ocasião bastam para dar estrutura ao que quer dizer. Experimente um destes apoios esta semana, numa situação real, e repare no que muda.
Envie-nos uma mensagem
E-mail: [email protected]