Falar em público aos 58 anos: o caso da Marta
A história de uma participante que tinha de apresentar as contas da associação de bairro e precisou de ordenar a voz, a postura e as notas. O que mudou em poucas semanas.
6 minutos de leitura
Uma reunião marcada com três semanas de antecedência
A Marta tem 58 anos e é tesoureira de uma associação de moradores perto de Portimão. Quando chegou à nossa sala, no início do outono, tinha uma data marcada: a assembleia anual, em que teria de apresentar as contas a cerca de quarenta pessoas. Disse-me logo, com franqueza, que não tinha medo dos números, tinha medo das caras a olhar para ela.
Já tinha falado em reuniões pequenas, sentada, com a folha à frente. Nunca de pé, nunca com a sala cheia. Contou que na última vez lhe tremeu a voz, acelerou o discurso e terminou antes de dizer metade do que preparara. Ninguém a criticou, mas ela saiu convencida de que tinha falhado.
Combinámos desde o primeiro encontro que o objetivo não era perder o nervosismo, que é normal e até útil, mas aprender a trabalhar com ele. Pedi-lhe apenas que trouxesse o relatório real e o tempo que lhe tinham concedido: doze minutos. Com esses dois dados, tínhamos matéria concreta para trabalhar.
Primeiro a postura, depois a voz
Comecei pelo corpo, porque é o que se resolve mais depressa. A Marta falava com os braços colados ao tronco e os ombros levantados, como quem se protege. Pedi-lhe que apoiasse os dois pés no chão, à largura dos ombros, e que deixasse os braços soltos. Parece pouco, mas muda a respiração.
Depois passámos à voz. Muitas pessoas da nossa idade falam mais baixo do que pensam, sobretudo em salas com eco. Fizemos um exercício simples: ela lia um parágrafo ao fundo da sala e eu, junto à porta, levantava a mão sempre que deixava de a ouvir. Ao fim de três tentativas, encontrou um volume que não lhe custava nada.
O terceiro ponto foi a pausa. A Marta enchia os silêncios com expressões como pronto, então, quer dizer. Propus-lhe que, no lugar delas, respirasse e olhasse para uma pessoa da plateia. A pausa, que ela sentia como um buraco, soa ao ouvinte como segurança.
- Pés firmes no chão e braços soltos antes de começar
- Ler em voz alta ao fundo da sala para medir o volume
- Trocar as muletas de fala por uma respiração e um olhar
Preparar as notas de outra maneira
O relatório da Marta tinha quatro páginas densas, e a primeira ideia dela era lê-las. Expliquei-lhe que uma sala ouve mal um texto escrito para os olhos. Pedi-lhe que escolhesse as três ideias que a assembleia precisava de levar para casa: a situação das contas, a despesa maior do ano e a proposta para o seguinte.
Escrevemos cada ideia numa pequena ficha, só com palavras-chave e um número. Quando ela tentava ler a ficha por inteiro, eu recordava-lhe que as fichas servem para a ajudar a lembrar, não para dizer por ela. Aos poucos, começou a falar olhando para cima e consultando o papel só de relance.
Fizemos também uma coisa que muitas pessoas dispensam: ensaiar com o relógio. Na primeira vez gastou dezanove minutos. Cortámos exemplos repetidos, deixámos um só número por frase e chegámos aos onze minutos, o que lhe deixava uma folga para as perguntas.
Ensaiar com perguntas incómodas
A parte que mais assustava a Marta não era a apresentação, era o que vinha depois. Havia um morador que costumava contestar as despesas, e ela temia ficar sem resposta. Em vez de lhe dizer que isso não ia acontecer, propus ensaiar. O Rui, outro formador, fez de morador exigente durante uns minutos.
Treinámos três respostas curtas. Se a pergunta tem resposta, dá-se com um número e uma frase. Se não se sabe, diz-se com serenidade que se vai confirmar e quando se responde. Se a pergunta é mais um desabafo do que uma dúvida, agradece-se e reconduz-se a conversa para o ponto em discussão.
Ela notou que não precisava de ganhar a discussão para sair bem dela. Bastava manter o tom, não se justificar em excesso e aceitar que alguns desacordos ficam em aberto. Foi talvez a descoberta que mais a aliviou nessas semanas.
- Resposta com número e uma frase quando se sabe
- Dizer que se confirma e indicar quando, quando não se sabe
- Agradecer e reconduzir quando a pergunta é um desabafo
O dia da assembleia e o que ficou por resolver
Na semana seguinte à assembleia, a Marta voltou à sala e contou-nos como correu. Chegou mais cedo, testou o microfone, ficou de pé a um passo da mesa e começou com uma frase que tinha decorado de propósito. Disse que a primeira minuto foi o pior, e que depois a voz assentou.
Nem tudo correu como no ensaio. Um dos números ficou trocado e um morador chamou-lhe a atenção. Ela corrigiu com calma, agradeceu e seguiu em frente, sem se desfazer em desculpas. Diz que, antes, aquele pequeno erro a teria bloqueado durante o resto da noite.
Continua a sentir nervos antes de falar e não creio que isso mude, nem que deva mudar. O que mudou foi a relação com eles: já não os interpreta como sinal de que vai correr mal, mas como o aviso de que o assunto lhe importa. Esse é, na minha experiência, um resultado realista para quem começa depois dos quarenta e cinco.
O que levo deste caso para as aulas
Quando penso na Marta, lembro-me de que o trabalho não foi misterioso. Foi uma sequência de passos pequenos, feitos com material verdadeiro, no ritmo dela. Primeiro o corpo, depois a voz, depois a preparação e por fim as perguntas, sempre com a apresentação real à frente.
Isto aplica-se a quem fala em reuniões de condomínio, em associações culturais, em grupos de voluntariado ou num encontro de família. Ninguém precisa de se transformar em orador. Precisa de saber o que quer dizer, de se ouvir a si próprio e de aceitar que a plateia está, na maioria das vezes, do seu lado.
Se tem uma ocasião marcada, comece por escolher as três ideias que quer deixar. Tudo o resto se organiza à volta delas, e o nervosismo, em vez de o paralisar, passa a ter uma função.
A história da Marta mostra que falar com segurança se constrói por partes: um corpo apoiado, uma voz que chega ao fundo da sala, três ideias bem escolhidas e algum treino com perguntas difíceis. Não prometemos que desapareça o nervosismo, mas é possível trabalhar com ele. Se tem uma reunião ou um encontro à vista, comece pelas três ideias e ensaie em voz alta, com o relógio ao lado.
Envie-nos uma mensagem
E-mail: [email protected]